
Arquitetura
Iluminação zenital
14/06/2022
Você sabia que a iluminação pode contribuir tanto na área estética como usual de um projeto?
A iluminação zenital encaixa-se nesse quesito, pois vem sendo utilizada cada vez mais em projetos de construção e decoração. Uma forma simples de explicar o que é a iluminação zenital, é dizer que ela é a entrada de luz natural em um ambiente por meio de pequenos ou grandes aberturas na cobertura, seja no teto ou por grandes janelas e portas.
O ponto zênite é um ponto imaginário situado diretamente sobre a cabeça do observado, em que a vertical se encontra com a esfera celeste.
Alguns ambientes que utilizam deste tipo de iluminação são os museus, shoppings ou até mesmo fábricas.
Por ser um recurso muito abundante e inesgotável, principalmente em nosso país, a luz natural deve ser empregada para que o ambiente tenha uma iluminação adequada durante o dia, sem a necessidade de uma iluminação artificial. De forma simples e com toques de requinte, o seu projeto pode trazer a economia de energia elétrica e consequentemente, redução dos custos na sua conta de luz.
A questão de ventilação natural se dá pelo comportamento do próprio ar, onde, em locais fechados, o ar frio e o ar quente fazem a sua própria circulação. Desta forma o seu projeto de arquitetura, torna-se cada vez mais sustentável e segue as as tendências de comprometimento e responsabilidade com o meio ambiente!
Você com toda certeza já viu este tipo de iluminação, mas sabia que ela possuía este nome?